quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Frutas Tradicionais Madeirenses

As frutas são alimentos nutritivos que são consumidos, normalmente, como complemento das refeições e constituem matéria-prima para numerosos produtos, tais como, sumos, néctares, geleias, doces, compotas, saladas, entre outros que servem de base para uma alimentação saudável e equilibrada (Ferrão, 1999: 17).
Nas últimas décadas, a fruticultura tem sido reconhecida mundialmente e, consequentemente, passou a ser de grande importância económico-social para alguns países (Ferrão: 11).
Nomeadamente ao contexto de produção na Região Autónoma da Madeira, encontramos várias frutas que se diferenciam por apresentarem características especiais devido à sua origem e ao modo particular de produção. Destacam-se, principalmente, os frutos mediterrânicos e tropicais, pelo facto da ilha avantajar de um clima ameno e tropical que favorece o cultivo destes produtos (Cardoso, 1994: 106).
Deste modo, salientar-se-á, de seguida, alguns destes produtos subtropicais que fazem parte da gastronomia tradicional madeirense, há já largos anos.
Abacate

O abacateiro é um dos muitos alimentos que a América Central ofereceu ao mundo, sendo originário das regiões altas e baixas da Guatemala, Antilhas e México. Devido à sua origem adapta-se muito bem a climas subtropicais. Deste modo, foi introduzido na Madeira no século XVIII como árvore ornamental, mas o seu fruto foi ignorado durante muitos anos na ilha[1]. Contudo, foi também o terceiro fruto mais exportado na Madeira, a seguir da banana e da anona. A sua época de floração é entre Outubro e Dezembro[2].
O abacate pertence às árvores da família das laureáceas e o seu nome científico é Persea americana Mill. Este fruto é também conhecido por abacado, pêra-de-avogado e na Madeira por pêra-abacate, pois tem a forma semelhante a uma pêra, com casca áspera de cor verde ou violeta, contendo uma polpa espessa e cremosa, com sabor característico e delicado e um caroço grande e liso. Existem mais de quinhentas variedades de abacateiros, o que explica os muitos tipos de abacate, diferentes na forma, tamanho e cor, que encontramos na ilha da Madeira.
O abacate é um fruto nutritivo usado sobretudo, na culinária, em entradas, acompanhamentos e sobremesas, como também na saúde, pois as suas folhas e flores têm propriedades diuréticas. Além disso, contém vitaminas A e B e alguns sais minerais como ferro, cálcio e fósforo.

Anona

A anona, cujo nome científico é Annona cherimola Mill é originária do Peru e Colômbia. Trata-se de uma árvore de fruto que é cultivada desde tempos remotos em muitas localidades da costa sul da Madeira. A cultura da anona na ilha pode ir até aos 550 m de altitude na costa sul e até aos 280 m na costa norte, sendo a sua época de floração entre Novembro e Janeiro (Ferrão: 112).
É um fruto subtropical, exótico, produzido na Madeira, de sabor característico e muito agradável, muito apreciado pela população local e por todos os que visitam a ilha (Ferrão:113).
Na Madeira existem duas variedades, facilmente distinguíveis pela casca, a Anona Lisa, a mais apreciada, pois a casca é mais fina, com poucas sementes, polpa dura e doce, comum em terrenos secos; e a Anona Escamosa, que como o próprio nome indica tem uma casca grossa, com muitas escamas, polpa cremosa recheada de sementes, não sendo tão doce como a lisa, mas na mesma deliciosa, encontrando-se em terrenos regadios ou menos secos. A polpa é branca, cremosa, sumarenta e com elevado valor alimentício[3]. Segundo Ferrão, esta fruta ode ser consumida às refeições como sobremesa ou a qualquer outra hora do dia. É também utilizada no fabrico de licores e na doçaria.

Banana

A banana é uma fruta da bananeira, uma planta herbácea da família Musaceae. A bananeira é uma planta originária das terras baixas dos trópicos húmidos, nomeadamente, do sudoeste da Ásia[4].
Nos séculos XV e XVI, colonizadores portugueses começaram a plantação sistemática de bananeiras nas ilhas atlânticas, no Brasil e na costa ocidental africana. Mas as bananas mantiveram-se, durante muito tempo, desconhecidas da maior parte da população europeia (Figueira, 1993: 16).
Segundo o mesmo autor, as bananas constituem o terceiro produto alimentar e primeiro fruto produzido na Madeira para exportação e consumo dos residentes e encontram-se durante todo o ano na ilha.
Estas formam-se em cachos, podendo variar na sua forma e variedade. Na Madeira encontramos vários tipos de banana, tais como, a banana de prata, a banana-anã, banana-terra e banana-maçã que nascem de um verdadeiro caule subterrâneo que chega a durar 15 anos.
Na cozinha, a banana é utilizada essencialmente nas sobremesas e também como acompanhamento de pratos principais, sendo indispensável nas saladas de fruta (Figueira, 1993: 16).

Castanha

A castanha é um dos produtos que, fresco ou seco, esteve na raiz da alimentação medieval europeia e, durante séculos de escassez, ajudou a que populações vivendo em aldeias e lugares, tivessem alimento.
Este fruto é oriundo da Ásia Menor, Balcãs e Cáucaso, estando implementado em Portugal há já alguns séculos, sendo de grande interesse sócio-económico, pelo facto de substituir a ausência do pão nos tempos remotos.
Na Madeira, pode-se encontrar castanhas, essencialmente, no Curral das Freiras e é um fruto característico do Outono e Inverno, podendo ser consumida crua, assada e cozida.

Fruto Delicioso

O fruto delicioso, como é conhecido na Madeira, pertence à família das Aráceas, sendo originário da América Central, mais precisamente do México, mas como a ilha é caracterizada por um clima subtropical, o cultivo deste fruto na região já é feito a algum tempo[5].
A costela-de-adão, como também é conhecida, e cujo nome científico é Monstera deliciosa Liebm é cultivada normalmente em zonas de sombra junto a paredes ou estacas, sendo de uma planta trepadeira que pode atingir os 3 metros de altura.
Na nossa região, este fruto é consumido mais pelos turistas do que propriamente pelos residentes e a sua época de floração é entre Junho e Setembro. Normalmente, o fruto é comido entre 3 a 4 dias, pelo facto de amadurecer aos poucos.[6]
O fruto delicioso é comparado por alguns, com uma banana-ananás, pelo facto de ter algumas semelhanças com esses dois frutos, pois a sua forma comprida assemelha-se à banana e a casca é constituída por pequenos hexágonos que lembram o ananás.

Goiaba

A goiaba (Psidium Pyriferum) é um fruto tropical trazido do Brasil e que se ambientou bem à ilha da Madeira (Ferrão, 1999: 24). O seu cultivo é feito na costa sul da Madeira, nomeadamente, nos concelhos do Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava.
O fruto, cuja forma arredondada ou ovalada, com casca lisa e ligeiramente enrugada e a cor que varia entre verde, branco ou amarelo, é comido geralmente entre Outubro e Fevereiro (Ferrão: 25).
Com este fruto pode-se fazer doce, pudins, batidos, sumos, bolos e até licor.

Laranja

Segundo Ferrão, a Laranja é uma fruta originária da Ásia, hoje difundida e cultivada por todas as regiões tropicais. Esta fruta faz parte do grupo dos citrinos, e dentro deste encontram-se o limão, a lima, a cidra, a tangerina e outros. A laranja tem uma forma arredondada, casca fibrosa e polpa suculenta (Ferrão: 406). Na Madeira, a altura predominante de comer laranjas é em Dezembro.
É importante referir, também, que foram os portugueses a introduzir a laranja na Europa, graças aos Descobrimentos.

Manga

O mango (Mangifera) é originário da Índia e o seu cultivo na Madeira deve-se ao seu elevado valor comercial. O mangueiro dá os seus frutos entre Novembro e Maio, sendo frutos volumosos, com cores verdes, amareladas ou alaranjadas que possuem uma polpa suculenta e um grande caroço no seu interior[7].
Na cozinha, usa-se a manga em molhos, conservas ou como acompanhamento de pratos exóticos.

Maracujá

O Maracujá, (Passiflora edulis Sims), é também conhecido como fruto-da-paixão e pertence à família Passifloraceae, sendo originário da América Tropical[8].
Falando um pouco sobre a história do Maracujá foi Monardis quem, em 1569, descreveu a primeira espécie de maracujá, com o nome de Granadilla. «Essa planta, considerada extraordinária pela conformação de suas rubras flores, foi mandada de presente ao Papa Paulo V (1605-1621), que mandou cultivá-la com grande carinho em Roma e divulgar que ela representava uma revelação divina. Devido à beleza e à característica física das suas flores, a planta foi relacionada com a "Paixão de Cristo".»[9]
Esta relação entre o fruto e a «Paixão de Cristo» deve-se ao facto do fruto ser redondo e caracterizar o mundo que Cristo veio redimir e a flor representar a imagem da coroa de espinhos com que Cristo foi crucificado; os três estigmas da flor passaram a ser os três cravos que o prenderam na cruz e as cinco anteras afiguram as cinco chagas de Cristo.
O cultivo deste fruto na Madeira é bastante acentuado devido ao clima subtropical que caracteriza a região e, por esta razão, a sua época de desenvolvimento é entre Abril e Novembro.

Nêspera

A Nêspera (Eriobotyra japónica) foi introduzida na ilha da Madeira em 1846, porém era já cultivada no sudeste da China, sendo os seus frutos notórios nos meses de Fevereiro a Junho.
A sua árvore é de pequeno porte, atingindo, normalmente, os 4 metros de altura, sendo o fruto em si, de cor amarela e forma oval.
A Nespereira é predominante na zona sul da ilha, mais propriamente nos concelhos do Funchal, Câmara de Lobos e Santa Cruz.
Regionalmente, esta fruta é utilizada na confecção de bolos, doces, licores, saladas de fruta e outras sobremesas[10].

Pitanga

A pitanga (Eugenia uniflora) é oriunda da América do sul e foi cultivada na Madeira, durante muitos anos, em quintas e jardins caseiros, pelo facto de não exigir grandes cuidados e ser utilizada para saladas de fruta, geleias, gelados, doces, bolos, licores e sumos.[11]
Os seus troncos, por serem de grande resistência são utilizados para fazer cabos de ferramentas e outros utensílios agrícolas.
Na ilha da Madeira encontram-se pitangueiras na zona do Funchal e arredores, frutificando-se ao longo do ano.

Tabaibos

Os tabaibos, cujo nome científico é Opuntia tuna, são originários da Jamaica, sendo por essa razão também conhecidos por figos-da-índia. Esta fruta é encontrada em locais secos, especialmente nos picos a sul da ilha da Madeira, sendo predominante na altura de verão, nomeadamente, de Maio a Setembro.
Os tabaibos são de cor verde ou amarelada, suculentos e espinhosos. Na Madeira, chamam «saruga» aos espinhos que cobrem esta espécie.

Uveira da Serra

A uveira da serra (Vaccinium padifolium) pertence à família Ericaceae, que é uma espécie endémica da ilha da Madeira, mais propriamente da floresta Laurissilva. Contudo, esta espécie pode ser também observada no Porto da Cruz, na Poço da Neve e na Levada do Barreiro[12].
Segundo Ferrão, o fruto tem a forma de uma baga, e quando madura, apresenta uma coloração preto-azulado. Este fruto pode ser comido e, é normalmente, utilizado no fabrico de compotas. A sua época de floração é entre os meses de Maio e Agosto e o seu fruto aparece nos meses seguintes.

Frutos tradicionais





pêra abacate e mangos




tangerinas
































[1] DRAKONYAZ, (2006). Abacateiro. Consultado a 2007.11.03 em: http://drakonyaz.blogspot.com/2006_04_01_archive.html
[2] Abacateiro (s.d.). Consultado a 2007.11.03 em: http://www.madeiranature.com/index/nm/nature/terrestrial/flora/introduced/agricultural/_/2/5078/l/pt.htm
[3] Anona da Madeira (s.d.). Consultado a 2007.11.03 em: www.idrha.min-agricultura.pt/produtos_tradicionais/
[4] Bananeira (s.d.). Consultado a 2007.11.03 em: http://www.madeiranature.com/index/nm/nature/terrestrial/flora/introduced/agricultural/_/2/5060/l/pt.htm
[5] Fruto Delicioso (s.d.). Consultado a 2007.11.03 em: http://www.madeiranature.com/index/nm/nature/terrestrial/flora/introduced/agricultural/_/2/5075/l/pt.htm
[6] Idem.
[7] Mangueiro (s.d.). Consultado a 2007.11.30 em: http://www.madeiranature.com/index/nm/nature/terrestrial/flora/introduced/agricultural/_/2/5076/l/pt.htm
[8] Maracujá Roxo (s.d.). Consultado a 2007.11.26 em: http://www.madeiranature.com/index/nm/nature/terrestrial/flora/introduced/agricultural/_/2/5077/l/pt.htm
[9] História do Maracujá (s.d.). Consultado a 2007.11.26 em: http://www.maracuja.com.br/historia.htm
[10] DRAKONYAZ, (2006). Nêspera. Consultado a 2007.11.03 em: http://drakonyaz.blogspot.com/2006_03_01_archive.html
[11] DRAKONYAZ, (2006). Pitanga. Consultado a 2007.11. 03 em: http://drakonyaz.blogspot.com/2006_01_01_archive.html
[12] Uveira da Serra (s.d.). Consultado a 2007.11.26 em: http://www.madeiranature.com/index/nm/nature/terrestrial/flora/endemicindigenous/laurissilva/_/2/5208/l/pt.html

Sem comentários: